Artigos




Bate-bola com Paulos Vasconcellos
20/04/05 - 18:13h


Paulo Vasconcellos

Achamos o Paulo na grande rede. Blogs, grupos de discussão, essas coisas. Paulo publica Planos de Negócios, entre outras coisas. Provocação diferente, não acha? Como a web nos coloca rápido no desktop de qualquer pessoa no mundo, mandamos umas perguntinhas pro Paulo e ela mandou as respostas. Belas respostas. Aí estão:


EB! - O que é o Graffiti?

(http://pfvasconcellos.blogspot.com/)

O Graffiti é um blog que tenta 'desnudar' um pouco o mercado de TI. A exemplo de seu co-irmão de rua (grafite - pixações), tenta manter um tom irônico (leve - que ironia! Vivo "pegando pesado") e contestador. A diferença é que ele não polui e só o vê quem quer. Ele tem um primo rico, o site http://www.pfvasconcellos.eti.br

EB! - Quem é Paulo. Quem Paulo quer ser daqui 10 anos? E quando Paulo se aposentar?

Tenho 35 anos, 19 como "desenvolvedor" de sistemas. Sou de Varginha-MG, e há 8 anos resido em Sampa. Sou fanático por Tecnologia e Informação e creio que passa por aqui boa parte das soluções que buscamos, para nossas cidades e para o Brasil. Mas temo que a janela da oportunidade de feche antes que nossos 'governantes' a percebam e avaliem corretamente.

Aos 45 espero ter a mesma sede e tesão que tenho hoje. Espero comemorar os 11 anos do Graffiti (mês que vem comemorarei seu 1º aniversário) rodeado de amigos e colegas. Profissionalmente, espero ser percebido (por mais gente) como alguém que pode ajudar no desenho e implementação de soluções de TI. Não penso em me aposentar. Espero conseguir uma posição em que consiga equilibrar trabalho e descanso, respeitando os limites naturais da idade.

EB! - Por que você publica planos de negócios?

Nós vivemos gritando 'eureka'. Em períodos mais férteis pode brotar um plano de negócio por dia. É impossível realizar todos. O Graffiti mesmo é um plano que tinha uns 10 anos. O BlueNoir (http://bluenoir.blogspot.com) nasceu como um jornalzinho (nunca publicado) em Varginha, em 1990!

Alguns planos merecem o 'stand-by', outros não. Estou publicando aqueles que podem morrer com o tempo. Como não vejo chance de implementá-los, pq não indicar que eles estão órfãos e carentes?

EB! - Trata-se de uma brincadeira, uma provocação ou apenas sua diversão?

Me divirto com eles, mas as idéias são sérias. Talvez não estejam merecendo o tratamento devido (questão de tempo e espaço), mas são idéias viáveis e, de certa forma, provocadoras de inovação. Se forem percebidas só assim, como uma PROVOCAÇÃO, já estarei satisfeito. Repare que elas são publicadas com licença Creative Commons desenvolvida especificamente para países em desenvolvimento.


EB! - O que você pensa do empreendedorismo?

É algo que no 1o mundo serve para aqueles que perseguem 'fortunas' (sendo, principalmente, INOVADORES) e que no 3o mundo serve para matar a fome (gerando, principalmente, COPIADORES).

Não gosto da "propaganda" de nossa criatividade/jeitinho. Na maioria das vezes não tem nada a ver com inovação de fato. Não que todo empreendedor deva gerar algo do zero, mas no ambiente atual de negócios não acredito em nenhuma "idéia nova" que seja puro copy/paste ou afins.

Mas, pôxa! O que será de nós se não forem os empreendedores! Que venham, aos montes. E que saibamos tirar qualidade da quantidade.


EB! - Esse país tem saída?

No sentido de fim? Espero que não. Temos mania de tentar formar um 'horizonte', não é mesmo? Não há horizonte... assim como luz no fim do túnel é miragem. A pergunta é: Temos um Caminho? Mais de um? Quais são? É um túnel, a marginal Pinheiros ou a Av Atlântica? Quais propostas serão colocadas em 2006? E em 2010? Alguém tem um "Plano Estratégico" de fato para o Brasil? Qual foi a última vez que algum candidato nos perguntou o que gostaríamos de ser daqui a 10 anos?

Assim como eu respondi, garanto que todos os brasileiros responderiam.

Tá faltando quem pergunte...


por Paulos Vasconcellos - (pfvasconcellos@gmail.com)





Outros Editoriais:

  • (29/03) Chico Bacalhau e a gestão
  • (14/12) Intuitivo ou Racional por Carlos Diz
  • (29/09) O velho pintor
  • (18/02) Uma rede para empreendedores
  • (26/01) Antena #6- SeuSucesso



Newsletter


 
Quer receber? Coloque
seu e-mail e clique ok.

 

 
Leia a ResultsON - é free!



editoriais artigos news debate e-commerce newsletter links quem somos fale tv
produzido por : WVProduções